top of page
00:00 / 01:56

Esse é meu filho Thiago Fernando de Almeida Costa nascido em 17 de agosto de 1998, hoje com 23 anos é portador de paralisia cerebral grave, nasceu de um parto normal muito difícil, já que eram gêmeos  e prematuros, o Hiago (Gêmeo) estava na posição correta e não teve problemas para nascer, ja o Thiago nasceu na posição pélvica e por isso teve uma anoxia (Falta de oxigênio no cérebro) na hora do parto, em decorrência a paralisia cerebral. Que infelizmente fui descobrir só quando ele estava com 7 meses...

Ao nascer ficou 1 mês e três dias na UTI, quando teve alta os médicos não me deram o diagnóstico da paralisia cerebral.

Com decorrer dos meses fui comparando o desenvolvimento dos gêmeos e vi que eram bem diferentes, foi quando em uma consulta com a pediatra, falei das minhas comparações ela me encaminhou para um neurologista que depois de realizar vários exames diagnosticou  o quadro de paralisia cerebral...

Meu mundo desabou naquele momento, foi um misto de emoções como se fosse uma bomba preste a explodir no meu coração. Quando o médico falou da limitação do meu filho me assustei e me perguntei o que vai ser do meu filho? O que vai ser de mim? Será que vou dar conta? Serei uma boa mãe? Muitas perguntas, muitas dúvidas e poucas respostas!

Enfrentamos muitos desafios num caminho longo e difícil, com  falta de inclusão, preconceito, a rotina cansativa de terapias e consultas, internações, cirurgias, cobrança pessoal e externa. E uma busca incessante para oferecer a ele  uma melhor qualidade de vida...

Essa situação touxe junto o stress, cansaço emocional, físico, mental... 

Mas também teve o lado bom no caminho me trouxe, maturidade pessoal, aprendi a ter empatia, a ser grata por coisas tão pequenas, como o valor do sorriso. Deus colocou  nessa caminhada pessoas tão queridas, e através de uma dessas pessoas chegamos ao Corae (Centro de Orientação e Reabilitação ao Encefalopata) ele está lá há 21 anos, frequenta a escola, faz fisioterapia, fono, tem atendimento médico e odontológico.

O Thiago é  um jovem feliz, apesar das limitações, recentemente fez uma cirurgia e implantou um marca-passo cerebral, para controlar os movimentos involuntários da distonia graças a Deus estamos vendo os resultados.

Temos uma família feliz, ele ama brincar com as sobrinhas, os irmãos, também tem sua cachorrinha Melissa, sua companheira. Ele é assistido por uma equipe de  enfermagem de home care que tambem fazam parte da nossa família pois estão aqui 24 hrs por dia. Ele gosta de ir para casa dos avós na fazenda, ama a natureza.

Hoje posso dizer com toda certeza que o Thiago Fernando é um vencedor, não tem nada de coitadinho como muitos o rotulam.

Ele não está preso a uma cadeira de rodas, ele vai além de muitos que andam e carrega consigo lições que muitos procuram e não conseguem aprender. Fala com olhar mais que muitas bocas, sabe demonstrar o amor mais que  qualquer declaração. 

Ele é luz da minha vida  o meu amor sem limites e seu sorriso  verdadeiro transmite tanta força e sentimento. 

Sei que ainda há muitos desafios para enfrentarmos,  e vivemos um dia de cada vez, pois o amanhã pertence á Deus é Ele quem está cuidando de tudo! 

Autora: Rosália Maria de Almeida

Filho: Thiago Fernando de Almeida Costa

Fotos: Luciano Ohya

inspirando e capacitando pessoas com deficiência física a superar limites e alcançar seus sonhos através de conteúdo motivacional, mentoria e oportunidades de negócios.

Links úteis

Política de privacidade

Início

Sobre

Serviços

Parceiros

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page